Como Continuar Socialmente Conectado na Quarentena: 5 Dicas Práticas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Agora que estamos tendo que passar mais tempo em casa, manter contato com os amigos e a família pode ser um desafio. À medida que o distanciamento social é necessário para combater a disseminação da COVID-19, também pode acabar trazendo sentimentos de ansiedade, depressão e solidão. A boa notícia é que você ainda pode continuar conectado com as pessoas, mesmo que não possa visitá-las pessoalmente. Você também pode usar esse tempo para criar hábitos positivos e saudáveis, como por exemplo fazer exercícios regulares, meditação e escrever em um diário.

Faça atividades com sua família durante o distanciamento social
Faça atividades com sua família durante o distanciamento social

1. Use chamadas de vídeo para manter contato

Nós somos seres inerentemente sociais, e interações humanas são mais importantes que nunca durante esses tempos preocupantes. Graças à tecnologia, agora é possível conversar com os amigos e família em qualquer lugar no mundo sem estar fisicamente presente.

Use o FaceTime ou outro aplicativo de chamada de vídeo para conversar com os amigos no almoço, café ou nos coquetéis depois do trabalho. Se tiver filhos, eles podem desfrutar de encontros com os amigos da escola e se conectar com os avós que estão se isolando em casa.  Confira 5 dicas de etiqueta para chamadas de vídeo

2. Crie uma rotina que funcione para você

Se você não está acostumado a trabalhar em casa, pode sofrer com esse ajuste no início. Seja realista sobre o que consegue alcançar e evite cair na armadilha de ser ambicioso demais com sua lista de afazeres.

Quando se está trabalhando sozinho, sem interações humanas, pode ser fácil ir de uma tarefa para a outra sem sair da mesa. Certifique-se de fazer pausas regulares e saia de dentro de casa para respirar um pouco de ar. Reduza seus sentimentos de isolamento ao conectar-se com seus colegas por e-mail, aplicativos de mensagens ou reuniões de videoconferência.

3. Encontre maneiras de se conectar com sua família

Aproveite ao máximo esse tempo imposto em casa e passe tempo com sua família imediata. Em vez de simplesmente cair na frente da TV, vocês podem cozinhar juntos, cuidar do jardim, trabalhar em um projeto  “faça você mesmo” ou fazer uma noite de jogos em família.

A situação em que nos encontramos não é de forma alguma a ideal, mas você pode tentar aproveitá-la e olhar para o lado positivo. Dar um passeio ou andar de bicicleta juntos irá te ajudar a permanecer ativo e dispersar quaisquer irritações que possam vir à tona por estar trancado em casa.

4. Escreva uma carta para um idoso

É um ótimo momento para reviver essa forma tradicional de comunicação. Cartas trazem alegria às pessoas que as recebem e escrevê-las também é terapêutico por si só.

Nos Estados Unidos, crianças estão sendo incentivadas a escrever cartas e a fazer desenhos para enviar aos residentes das casas de repouso pelo país. Com as restrições de visitas, essas cartas são uma ótima forma de iluminar os dias dos nossos cidadãos mais vulneráveis.

5. Priorize seu bem-estar

Não se esqueça de se conectar consigo mesmo. Durante esse tempo de distanciamento social, é possível que o estresse, a ansiedade e até mesmo a depressão comecem a nos dominar. Embora seja importante ouvir as notícias e se atualizar sobre a atual situação, tente evitar cair na armadilha de procurar atualizações constantemente.

Se exercitar (dentro ou fora de casa), meditar e escrever em um diário te ajudará a manter o estresse sob controle. Se você mora sozinho, certifique-se de conversar com um amigo ou um membro da família todos os dias e seja honesto sobre como está se sentindo. Para aqueles que estão realmente sofrendo, existem serviços de terapia online que podem ser acessados através do seu médico clínico geral ou outro que cuide de sua saúde.

Veja outros conteúdos

regras de etiqueta profissional

18 Regras de Etiqueta Profissional

Você já ouviu falar em regras de etiqueta profissional? Nem todo mundo já ouviu falar nelas, mas elas existem e devem ser

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

MINI-CURSO GRATUITO!

APRENDA COMO SER MAIS ELEGANTE E CONFIANTE

O GUIA ABSOLUTAMENTE COMPLETO COM 7 SEGREDOS QUE NINGUÉM TE CONTA

MINI-CURSO GRATUITO!

APRENDA COMO SER MAIS ELEGANTE E CONFIANTE

O GUIA ABSOLUTAMENTE COMPLETO