18 Regras de Etiqueta Profissional

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Você já ouviu falar em regras de etiqueta profissional? Nem todo mundo já ouviu falar nelas, mas elas existem e devem ser seguidas.

Todo ambiente possui um clima a ser seguido, e ordens a serem obedecidas. E claro, o ambiente de trabalho não é muito diferente disso.

Portanto, existem algumas regras que você pode seguir para se tornar um profissional melhor, facilitando a sua vida dentro da empresa.

Então, se você quer conquistar os seus chefes e colegas, continue lendo esse artigo para saber o segredo.

regras de etiqueta profissional

Como as regras de etiqueta profissional podem lhe ajudar?

Muito ouve se falar das regras de etiqueta à mesa, de vestimenta, e tantas outras. Mas, poucas pessoas falam sobre as regras de etiqueta profissionais. Ou seja, são aquelas regras de etiqueta relacionadas ao seu trabalho e o seu ambiente.

Com isso, é um conjunto de ações que você deve tomar para que haja uma convivência agradável entre você e os seus colegas.

Ainda, para que você seja bem visto dentro da empresa, até mesmo pelo o seu chefe, melhorando a sua posição na empresa.

São atitudes que podem melhorar o seu relacionamento com os colegas ou ajudar na hora de conseguir um emprego ou uma promoção.

Pois, além de melhorar a sua imagem, acaba aumentando a sua produtividade. Com isso, os seus resultados melhoram.

Com essas regras de etiqueta você evita problemas, como discussões ou até mesmo situações constrangedoras e ofensas que as vezes acabamos cometendo sem perceber.

Quais são as regras de etiqueta profissional que você precisa saber?

Cada empresa possui um ambiente diferente. Por isso, as regras podem mudar um pouco de acordo com a empresa que você trabalha, mas nunca será muito diferente.

Afinal, o respeito deve existir em qualquer ambiente. Por isso, separamos 18 regras de etiqueta profissional para lhe ajudar.

1. Seja sempre pontual

Essa é uma das principais regras de etiqueta profissional. Você não deve estar nunca atrasado.

Portanto, de preferência, se programe para chegar no trabalho e nas reuniões antes do horário marcado.

Além disso, só saia antes se for de extrema importância. Mesmo assim, avise antes e seja discreto.

Ainda, a pontualidade deve ser seguida também quando falamos sobre a entrega de trabalhos e relatórios.

2. Nunca utilize os recursos da empresa para algo pessoal

Muitas pessoas aproveitam os recursos que possuem no trabalho para resolver coisas pessoais. Mas, isso não deve ser feito.

Existem exceções e situações que exigem que isso seja feito. Por exemplo, você ter que resolver algo pessoal enquanto está no escritório. Mas, isso deve ser uma exceção e nunca a regra.

Pois, é antiético e um mau exemplo para todos os seus colegas. Imagina se todos começassem a usar a impressora e o telefone da empresa, não daria certo né?

3. Cuide da sua apresentação pessoal

O jeito que você se veste é o jeito que você se apresenta para todos os seus colegas de trabalho.

Como a maioria das empresas não possuem uniforme, a noção básica de etiqueta deve vir de você. Não é difícil entender qual é o dress code do local.

Observe os seus colegas e veja como eles se vestem. Mas, em geral, existe um padrão para vestimentas empresariais.

Com isso, você deve evitar usar roupas chamativas, curtas, decotadas ou muito justas. Ou seja, qualquer traço que mostre informalidade deve ser evitado.

4. Trabalhe bem a sua linguagem corporal

O jeito que você se porta diz muito sobre você. Você sabia que a sua postura e o jeito que você se movimenta podem gerar um impacto nas outras pessoas?

É importante estar sempre com a postura ereta cabeça erguida e sempre falar olhando nos olhos da pessoa. Além disso, evite cruzar os braços ou os apoiar na cintura.

5. Seja sempre bem humorada, mas não exagere

Todos amam uma pessoa bem humorada para deixar o ambiente de trabalho mais leve. Mas, isso não significa que você possa virar o comediante do escritório.

Nem toda brincadeira é bem-vinda, depende muito do tom e do momento. Para manter a etiqueta profissional, evite fazer pegadinhas ou criar apelidos para os seus colegas.

6. Seja discreto

O ideal é que você seja uma pessoa comedida enquanto está no ambiente de trabalho. Isso significa não ser muito chamativa.

Ou seja, você deve evitar ao máximo atrapalhar o trabalho dos outros que estão ao seu redor. Afinal, você não quer ser uma pessoa inconveniente.

7. Tome cuidado com o tom da sua voz

Saber ser discreto é também moderar o seu tom de voz. Procurando falar sempre em um tom neutro, mesmo quando estiver com as emoções afloradas.

8. Não faça fofoca

No dia a dia do trabalho é normal não gostar de alguém, ou ficar incomodado com alguma coisa.

Mas, faz parte da etiqueta profissional você evitar qualquer tipo de comentário maldoso, como fofocas, que possam causar constrangimentos e inimizades.

9. Respeite os intervalos

O horário de intervalo é para relaxar ou para almoçar. Por isso, respeite a sua finalidade. Evite falar sobre trabalho com colegas que estão querendo relaxar.

Além disso, se você não quiser sair para o intervalo, respeite quem está trabalhando e não atrapalhe. Além disso, jamais coma na sua mesa.

10. Tenha um bom relacionamento com os seus colegas

É importante para manter um ambiente de trabalho agradável, você saber manter um bom relacionamento com os seus colegas.

Por isso, procure organizar atividades de confraternização. Assim, você cria um ambiente de trabalho agradável, evitando um ambiente hostil, que pode ser muito prejudicial para você e para a empresa.

11. Cheque sempre os seus e-mails

É muito importante que você esteja sempre checando o seu e-mail corporativo. É como se fosse o seu meio de comunicação dentro da empresa.

Por isso, deve estar sempre em dia. Se for impossível responder na hora, é válido responder com um e-mail curto, falando que já irá olhar. O importante é mostrar que você viu e irá resolver a questão.

12. Sempre cumprimente todo mundo

Essas são regras de etiqueta profissionais e normais, do nosso dia a dia. Portanto, sempre cumprimente todas as pessoas que estão na sala, ou onde você passar, quando chegar. Sempre deseje bom dia ou boa tarde.

Ainda, peça sempre licença ao entrar em um novo ambiente. Por fim, se for entrar na sala de algum colega, sempre espere o convite para se sentar.

13. Nunca discuta e sempre solucione os conflitos

O debate é muito importante no ambiente de trabalho. Pois, é a partir dele que nos tornamos mais produtivos.

Mas, é preciso muito cuidado. Afinal, um debate pode se tornar rapidamente uma discussão.

Por isso, procure sempre ouvir atentamente o que o outro tem a dizer, e fale sempre com calma e em um tom neutro.

Ainda, caso você encontre uma situação de conflito, seja o mediador, a pessoa que trará a solução.

14. Evite conversas que não tratam do trabalho

Se tem uma coisa que irrita qualquer ambiente de trabalho são as conversas paralelas na hora do expediente.

Sabe aquela fofoca no corredor, ou até mesmo na sala de um colega? Ela deve ser evitada ao máximo.

Pois, além de mostrar falta de profissionalismo também é improdutiva.

15. Pensar antes de falar é etiqueta profissional

Você está em um ambiente de trabalho. Por isso, não pode sair falando qualquer coisa que venha a sua mente, quando você quiser.

O trabalho é um local onde você deve sempre pensar mil vezes antes de expor a sua opinião e dar palpite.

Portanto, sempre avalie o que vale a pena e o que não vale.

16. Não mexa no celular no expediente

A produtividade do trabalho diminuiu muito nos últimos tempos por causa do uso dos celulares durante o expediente.

Afinal, o celular pode distrair muito e ser um problema de concentração no trabalho. Além disso, chefe nenhum gosta de ver que a funcionária está no celular, ao invés de trabalhando. Não pega bem.

Portanto, deixe o celular de lado durante o trabalho, ou até mesmo o desligue.

17. Não resolva problemas pessoais no trabalho

Você nunca deve levar os seus problemas pessoais para o trabalho. Por isso, se você tem algo para resolver, resolva em casa ou depois do expediente.

Além disso, você pode usar o seu intervalo para resolver as suas pendências de uma vez por todas.

Uma dica é fazer uma lista de prioridades para conseguir dar conta de tudo.

18. Nunca fale mal da empresa

A última regra de etiqueta profissional é uma das mais importantes que existem. Pois, a imagem da sua empresa é tudo.

Afinal, você representa a sua empresa e ela te representa. Por isso, falar mal da empresa ou reclamar do seu chefe é se prejudicar.

Além disso, já pensou se essas reclamações chegam no ouvido do seu chefe? Você pode até ser demitido.

Conclusão

Então, agora você sabe todas as regras de etiqueta profissional que devem ser seguidas para você melhorar a sua imagem no trabalho.

Além disso, você consegue melhorar a sua relação com os colegas, aumentar a sua produtividade e até mesmo assumir uma posição de lider.

E para isso você precisa apenas entender que o ambiente de trabalho não é a sua casa, pois possui regras e exige seriedade e respeito.

Portando, se esse artigo foi útil para você, deixe aqui o seu comentário.

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3 comentários em “18 Regras de Etiqueta Profissional”

  1. Eliane Cristina de Freitas Ferreira de Oliveira

    Esses temas são maravilhosos. Sempre busco me aperfeiçoar nesses temas para melhorar no convívio social, familiar e profissional.

  2. Adorei as dicas de etiquetas profissional. E muito importante ficar atentas a esses pequenos detalhes que faz uma grande difernca, uma vez particado. Amei parabéns pelas instruções.

  3. Esse artigo é um banquete de informações e conhecimento , é de um aprendizado muito bom e fácil de entender , fiquei bem mais informado e preparando para algumas situações sobre comportamento no ambiente de trabalho ..

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