fbpx

14 Regras de Etiqueta nas Calçadas (na Era do Distanciamento Social)

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

 “Boas maneiras consistem em ter uma consciência sensível dos outros.” – Emily Post

À medida os países ao redor do mundo começam a reabrir, haverá cada vez mais pessoas caminhando nas calçadas da cidade. As diretrizes para andar na calçada sempre existiram, embora muitos não as conhecessem ou as seguissem, por qualquer motivo. Agora, entretanto, é fundamental que façamos nossa parte e sigamos essas diretrizes. Saber e seguir as regras de etiqueta para o comportamento educado na sociedade torna o mundo um lugar mais agradável, ordeiro e, em alguns casos, mais seguro.

Abaixo você encontra 14 regras de etiqueta na calçada, sendo algumas delas já existentes, bem como algumas novas regras para tornar a vida menos estressante para todos quando estivermos na cidade novamente. Ser atencioso e ter uma consciência sensível dos outros nunca foi tão necessário.

etiqueta distanciamento social nas calçadas

 

1. Fique à direita

Ao andar na calçada, mantenha-se na extremidade direita da calçada. Evite andar no centro sozinho ou com outra pessoa. (As pessoas que vêm em sua direção pelo lado da calçada passarão por você do seu lado esquerdo.)

2. Siga o ritmo dos seus companheiros pedestres

Se você andar mais devagar do que todos os outros, as pessoas ficarão impacientes com você e tentarão passar por você, chegando muito mais perto de você do que deveriam. Suba um pouco o ritmo se você ver todos ao seu redor caminhando em um ritmo muito mais rápido.

3. Seja paciente

Eu sei que não é fácil, mas se você ficar preso atrás de um pedestre lento, tente ser paciente com ele. Eles podem não estar cientes de que você está atrás deles e que gostaria de ultrapassá-los.

4. Peça gentilmente: Tudo bem se eu passar em você?

Você tem todo o direito de ultrapassar alguém que anda muito devagar ou mais devagar do que você. Agora, no entanto, como precisamos manter distância, seria uma boa ideia alertar a pessoa sobre sua presença e educadamente dizer que você gostaria de passar por ela para que possam se afastar. E quando eles se afastarem, diga “Obrigado”.

5. Não ocupe toda a calçada

Se você estiver caminhando com alguns amigos, caminhe em dois – não quatro ou mais lado a lado – para que haja espaço para as pessoas passarem por você.

6. Seja um viajante atencioso

Se você estiver puxando uma bagagem com rodinhas, mantenha-a próxima ao corpo para não ocupar mais espaço do que o necessário na calçada, nem tropeçar em alguém que esteja atrás de você.

7. Distância social

Tente manter pelo menos 2 metros entre você e a pessoa que está andando atrás, bem como alguém andando na mesma direção que você, se essa pessoa for desconhecida para você. Se você precisar chegar um pouco mais perto do que isso para ultrapassar alguém, faça-o o mais rápido possível. Se alguém estiver se aproximando demais de você, peça que se afaste um pouco mais, acrescentando que isso é para a segurança dela e também a sua.

Este é o segredo para a etiqueta do distanciamento social: sempre bata na tecla de que é  para a segurança dela e também a sua.

8 . Fique alerta; não mande texto

Concentre-se em caminhar e distanciar-se socialmente, em vez de olhar para o telefone . Agora, mais do que nunca, seria uma boa ideia se concentrar em seu entorno para seguir as diretrizes acima.

9. Não pare repentinamente

Se você quiser olhar na vitrine de uma loja, tire uma selfie ou tire uma foto de algo interessante, preste atenção nas pessoas que andam perto de você antes de parar de repente. E quando você parar, afaste-se das “faixas” de tráfego da calçada.

10. Coma em restaurantes ou outros lugares apropriados – e não andando na calçada.

Novamente, você deseja se concentrar em seu entorno e manter seu ritmo. Além disso, nunca é uma boa ideia comer enquanto caminha pela calçada. Lanches e cones de sorvete são aceitáveis em algumas circunstâncias. Pizza e sanduíches não são permitidos.

11. Jogue seu lixo nas latas de lixo fornecidas pela cidade.

Manter a cidade limpa a tornará mais higiênica e agradável de ver. Não há desculpa para jogar luvas de plástico ou embalagens de alimentos na rua.

12. Ops!

Se você acidentalmente chegar muito perto de alguém ou esbarrar nele com sua sacola de compras, mochila ou guarda-chuva, diga: “Com licença”.

13. Mantenha a calma; use uma máscara!

O uso de máscara ou cobertura facial pode não ser obrigatório onde você mora, mas o uso de uma quando estiver caminhando em uma área movimentada cheia de pedestres mostra que você tem uma consciência sensível dos sentimentos dos outros e uma preocupação com o bem-estar deles. Usar uma máscara agora é uma coisa gentil e atenciosa.

14. Afaste-se o máximo possível das outras pessoas antes de espirrar ou tossir.

Mesmo se você estiver usando uma máscara, se precisar espirrar ou tossir, afaste-se de todos o máximo possível antes de fazê-lo. Lembre-se de que vai levar algum tempo até que as pessoas se sintam confortáveis em estar em público com estranhos. Portanto, tente não levar para o lado pessoal se eles olharem para você com desdém ou medo. Seja empático com o desconforto deles.

Veja aqui mais Regras de Etiqueta para a Era do COVID-19

Capa do livro A Etiqueta Pos COVID-19 comprimido

Conheça o Livro
A Etiqueta Pós COVID-19
O Guia Absolutamente Completo

Veja outros conteúdos

regras de etiqueta profissional

18 Regras de Etiqueta Profissional

Você já ouviu falar em regras de etiqueta profissional? Nem todo mundo já ouviu falar nelas, mas elas existem e devem ser

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

MINI-CURSO GRATUITO!

APRENDA COMO SER MAIS ELEGANTE E CONFIANTE

O GUIA ABSOLUTAMENTE COMPLETO COM 7 SEGREDOS QUE NINGUÉM TE CONTA

MINI-CURSO GRATUITO!

APRENDA COMO SER MAIS ELEGANTE E CONFIANTE

O GUIA ABSOLUTAMENTE COMPLETO