Os 6 Benefícios Comprovados da Prática da Gentileza

Ser gentil, com os outros e com nós mesmos, é mais importante do que nunca nesses tempos de incerteza. A pandemia do coronavírus causou um efeito devastador na saúde mental de muitas pessoas e pesquisas mostraram que os níveis de estresse, ansiedade e solidão aumentaram muito em decorrência da quarentena. A prática da gentileza é conhecida por trazer benefícios para nosso bem-estar físico e emocional, pois aumenta nossa felicidade e autoestima, fortalece nosso sistema imunológico e desacelera o processo de envelhecimento. gentileza ajudar Separamos aqui para você 6 benefícios comprovados da prática da gentileza:

1. A Gentileza é contagiante

A gentileza realmente faz do mundo um lugar melhor. Pesquisas mostram que praticá-la cria um efeito cascata que inspira as pessoas a realizar seus próprios atos de altruísmo. Pessoas que são agraciadas com gentileza e compaixão tendem a  levá-las adiante e fazer coisas boas para os outros. Além disso, mesmo aqueles que simplesmente observam atos de gentileza ou compaixão experienciam um sentimento caloroso e edificante denominado “elevação”. É incrível pensar o que uma simples ação pode fazer por tantas pessoas.

2. A Gentileza reduz o isolamento

Nossa necessidade de conexão social é uma das razões que tornam a quarentena tão difícil. Mesmo antes da pandemia a solidão já existia para algumas pessoas, dizendo que se sentiam solitárias e desconectadas “com frequência ou sempre.” Pesquisadores da Faculdade de Medicina da University of California, em San Diego, acreditam que uma das melhores maneiras de se combater a solidão é praticando atos de gentileza. Oferecer ajuda aos outros, mesmo quando estamos sofrendo, pode nos trazer um sentimento de propósito e pertencimento.

3. A Gentileza leva ao otimismo

A gentileza aumenta os sentimentos de alegria, energia e otimismo, que nos protegem da ansiedade. Pesquisas demonstram que uma ação de gentileza eleva os níveis de serotonina (também conhecida como hormônio da felicidade) no cérebro tanto da pessoa que o realiza quanto do destinatário, o que configura um ótimo antidepressivo natural. Como parte de um estudo realizado pela University of British Columbia, um grupo de pessoas com ansiedade severa foram incentivadas a realizar diversos atos de gentileza durante a semana. Após um mês, todos eles possuíam níveis mais altos de otimismo, houve melhora em suas relações e passaram a ser menos propensos a evitar situações sociais.

4. A Gentileza desacelera o envelhecimento

A gentileza libera um hormônio denominado ocitocina, que reduz os radicais livres nas artérias e desacelera diretamente o processo de envelhecimento. Radicais livres contribuem com a formação de rugas, portanto, ser gentil possui o benefício adicional de ajudar sua pele a permanecer macia e jovem. Ela também reduz a inflamação no corpo, cujos altos níveis têm sido associados a condições como diabetes, câncer e obesidade. Mesmo pequenos atos de gentileza, como por exemplo compartilhar um sorriso ou segurar a porta para alguém, podem fortalecer seu sistema imunológico, diminuir o estresse e promover saúde.

5. A Gentileza faz bem para nossos corações

Todos sabemos que exercícios regulares e uma dieta nutritiva promovem um coração saudável, mas a gentileza também possui efeito cardioprotetor. O calor emocional que acompanha a gentileza produz uma substância denominada ácido nítrico nos vasos sanguíneos. Ela ajuda a expandi-los, o que reduz a pressão arterial e melhora a circulação sanguínea. Pesquisas demonstram que em relacionamentos onde parceiros demonstravam gentileza, empatia e afeição um pelo outro, ambos possuíam artérias e corações mais saudáveis. Essas são apenas cinco dos inúmeros benefícios que a gentileza pode trazer para nossa saúde mental e física. Por favor, sinta-se livre para compartilhar nos comentários como ela impactou positivamente sua vida.

6. A Gentileza faz de você alguém mais elegante

Você sabia que a gentileza está intimamente relacionada com a etiqueta social? Ser gentil, principalmente com estranhos, é um charme que poucas pessoas possuem no mundo corrido de hoje, assim como conhecer as regras de etiqueta social. Ambos estão relacionados à modos comportamentais positivos e boas maneiras no cotidiano. Utilizando a gentileza ao seu favor, você será reconhecidamente alguém mais querido, bem-vindo e abrirá portas em sua vida. Porque você não experimenta? Garanto que você não vai ser arrepender.

Descubra a surpreendente verdade que nunca te contaram sobre elegância e confiança