fbpx

Os 6 Benefícios Comprovados da Prática da Gentileza

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Ser gentil, com os outros e com nós mesmos, é mais importante do que nunca nesses tempos de incerteza. A pandemia do coronavírus causou um efeito devastador na saúde mental de muitas pessoas e pesquisas mostraram que os níveis de estresse, ansiedade e solidão aumentaram muito em decorrência da quarentena. A prática da gentileza é conhecida por trazer benefícios para nosso bem-estar físico e emocional, pois aumenta nossa felicidade e autoestima, fortalece nosso sistema imunológico e desacelera o processo de envelhecimento. gentileza ajudar Separamos aqui para você 6 benefícios comprovados da prática da gentileza:

1. A Gentileza é contagiante

A gentileza realmente faz do mundo um lugar melhor. Pesquisas mostram que praticá-la cria um efeito cascata que inspira as pessoas a realizar seus próprios atos de altruísmo. Pessoas que são agraciadas com gentileza e compaixão tendem a  levá-las adiante e fazer coisas boas para os outros. Além disso, mesmo aqueles que simplesmente observam atos de gentileza ou compaixão experienciam um sentimento caloroso e edificante denominado “elevação”. É incrível pensar o que uma simples ação pode fazer por tantas pessoas.

2. A Gentileza reduz o isolamento

Nossa necessidade de conexão social é uma das razões que tornam a quarentena tão difícil. Mesmo antes da pandemia a solidão já existia para algumas pessoas, dizendo que se sentiam solitárias e desconectadas “com frequência ou sempre.” Pesquisadores da Faculdade de Medicina da University of California, em San Diego, acreditam que uma das melhores maneiras de se combater a solidão é praticando atos de gentileza. Oferecer ajuda aos outros, mesmo quando estamos sofrendo, pode nos trazer um sentimento de propósito e pertencimento.

3. A Gentileza leva ao otimismo

A gentileza aumenta os sentimentos de alegria, energia e otimismo, que nos protegem da ansiedade. Pesquisas demonstram que uma ação de gentileza eleva os níveis de serotonina (também conhecida como hormônio da felicidade) no cérebro tanto da pessoa que o realiza quanto do destinatário, o que configura um ótimo antidepressivo natural. Como parte de um estudo realizado pela University of British Columbia, um grupo de pessoas com ansiedade severa foram incentivadas a realizar diversos atos de gentileza durante a semana. Após um mês, todos eles possuíam níveis mais altos de otimismo, houve melhora em suas relações e passaram a ser menos propensos a evitar situações sociais.

4. A Gentileza desacelera o envelhecimento

A gentileza libera um hormônio denominado ocitocina, que reduz os radicais livres nas artérias e desacelera diretamente o processo de envelhecimento. Radicais livres contribuem com a formação de rugas, portanto, ser gentil possui o benefício adicional de ajudar sua pele a permanecer macia e jovem. Ela também reduz a inflamação no corpo, cujos altos níveis têm sido associados a condições como diabetes, câncer e obesidade. Mesmo pequenos atos de gentileza, como por exemplo compartilhar um sorriso ou segurar a porta para alguém, podem fortalecer seu sistema imunológico, diminuir o estresse e promover saúde.

5. A Gentileza faz bem para nossos corações

Todos sabemos que exercícios regulares e uma dieta nutritiva promovem um coração saudável, mas a gentileza também possui efeito cardioprotetor. O calor emocional que acompanha a gentileza produz uma substância denominada ácido nítrico nos vasos sanguíneos. Ela ajuda a expandi-los, o que reduz a pressão arterial e melhora a circulação sanguínea. Pesquisas demonstram que em relacionamentos onde parceiros demonstravam gentileza, empatia e afeição um pelo outro, ambos possuíam artérias e corações mais saudáveis. Essas são apenas cinco dos inúmeros benefícios que a gentileza pode trazer para nossa saúde mental e física. Por favor, sinta-se livre para compartilhar nos comentários como ela impactou positivamente sua vida.

6. A Gentileza faz de você alguém mais elegante

Você sabia que a gentileza está intimamente relacionada com a etiqueta social? Ser gentil, principalmente com estranhos, é um charme que poucas pessoas possuem no mundo corrido de hoje, assim como conhecer as regras de etiqueta social. Ambos estão relacionados à modos comportamentais positivos e boas maneiras no cotidiano. Utilizando a gentileza ao seu favor, você será reconhecidamente alguém mais querido, bem-vindo e abrirá portas em sua vida. Porque você não experimenta? Garanto que você não vai ser arrepender.

Descubra a surpreendente verdade que nunca te contaram sobre elegância e confiança

Veja outros conteúdos

regras de etiqueta profissional

18 Regras de Etiqueta Profissional

Você já ouviu falar em regras de etiqueta profissional? Nem todo mundo já ouviu falar nelas, mas elas existem e devem ser

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

MINI-CURSO GRATUITO!

APRENDA COMO SER MAIS ELEGANTE E CONFIANTE

O GUIA ABSOLUTAMENTE COMPLETO COM 7 SEGREDOS QUE NINGUÉM TE CONTA

MINI-CURSO GRATUITO!

APRENDA COMO SER MAIS ELEGANTE E CONFIANTE

O GUIA ABSOLUTAMENTE COMPLETO