5 Dicas de Etiqueta Social na Era das Chamadas de Vídeo

Seres humanos são seres inerentemente sociais e, mesmo que estejamos fisicamente distantes, ainda temos a necessidade de nos conectar. À medida que a quarentena se torna o novo normal, nossas rotinas estão se enchendo de tudo – desde coquetéis virtuais à encontros casuais com a família e amigos.

Na maioria das vezes, esses eventos sociais são conduzidos por aplicativos de bate-papo por vídeo, como o Facebook, Instagram, WhatsApp, Skype, e o mais popular: o Zoom. Em apenas três meses, o número de pessoas usando o Zoom diariamente cresceu de 10 milhões para impressionantes 20 milhões. Enquanto alguns de vocês são usuários experientes do Zoom, muitos de nós ainda estão tentando acompanhar as regras não escritas de socialização virtual. Aqui estão algumas dicas para que você dê o seu melhor na próxima confraternização por chamada de vídeo.

Lives nas redes sociais
Facebook começa a liberar transmissão de vídeos ao vivo para todo mundo

1) Não fale por cima das outras pessoas

Uma das coisas mais difíceis de se ajustar nas socializações do Zoom é o fato de somente uma pessoa poder falar por vez. Em uma festa comum pré-pandemia, encontrávamos pequenos grupos formando e tendo suas próprias e separadas conversas. No Zoom isso não é possível, e todos precisam escutar uma pessoa de cada vez.

Também é muito mais fácil prever quem será o próximo a falar em situações presenciais do que em chamadas de vídeo. Em reuniões grandes, é uma boa ideia escolher alguém para ser moderador (geralmente o anfitrião ou o organizador) e usar um sistema de sinalização em que a pessoa levanta a mão se desejar falar. Se isso fizer você se sentir como se estivesse de volta à escola, use um sistema mais criativo – como, por exemplo, levantar um guarda-chuva colorido.

2) Não tire conclusões precipitadas

As nuances das interações sociais são frequentemente perdidas em ambientes virtuais, onde pequenas mudanças na linguagem corporal e expressões faciais são facilmente esquecidas. É aqui que suas habilidades de escuta se encaixam. Lembre-se do ditado ‘Você tem uma boca e dois ouvidos” e tente usá-lo de acordo.

Se você sentir que ofendeu alguém ou se quiser esclarecer algo, pode usar o recurso do chat para falar diretamente com essa pessoa. Apenas lembre-se de verificar se está mandando uma mensagem privada, e não para o grupo todo.

3) Seja inclusivo com todos

Se você for tímido ou introvertido, se deparar com uma variedade de rostos te encarando ao clicar em “Participar da reunião” pode ser estressante e causar ansiedade. Em uma reunião não virtual, você provavelmente seria aquela pessoa no canto da sala que estaria conversando alegremente com um ou dois dos outros convidados. Agora, você se vê obrigado a falar na frente de muitas pessoas – algumas das quais você não conhecia anteriormente.

Se você estiver fazendo uma festa no Zoom, certifique-se de apresentar cada pessoa conforme ela entre na chamada de vídeo. Esteja atento em como a conversa flui, e se achar que uma porção de convidados está dominando a chamada, tente trazer os participantes mais quietos para a conversa. Uma boa maneira de fazer isso é dizer algo como: “João, isso é interessante. Laura, o que você acha?” para abrir o caminho.

4) Pense no que está vestindo

Se alguém se deu o trabalho de criar uma festa de aniversário ou uma noite de coquetéis no Zoom, o mínimo que você pode fazer é trocar sua calça de moletom e sua camiseta. Não estamos sugerindo que escolha seu melhor vestido ou terno, mas fazer um esforço mostra respeito pelos outros e por você mesmo. Escolha uma peça com a qual se sinta confortável e tente evitar roupas que causem distrações, com slogans ofensivos ou tecidos brilhantes.

Preste atenção no que está atrás de você e certifique-se de que os outros participantes não tenham que olhar para sua pilha de roupas ou para a montanha de louça para lavar. Se não quiser se incomodar com essa organização, o Zoom fornece planos de fundo virtuais para te ajudar a disfarçar até os ambientes mais bagunçados.

5) Cansado demais para outra chamada?

Nesse período de distanciamento social, a fadiga causada pelo Zoom é algo real. Se você está trabalhando em casa e tem passado a maioria de seus dias em videoconferências com seu chefe, colegas e clientes, fazer uma chamada no Zoom com seus amigos pode ser a última coisa que queira fazer.

A socialização virtual pode ser cansativa, principalmente se você tem uma grande quantidade de amigos e familiares exigindo chamadas de vídeo. Se quiser adiar uma chamada programada, seja honesto e deixe-os saber que está precisando de um tempo de inatividade longe da tela. Ao mesmo tempo, tente ser atencioso e atento àqueles que estão sozinhos. Para muitas pessoas, uma chamada de vídeo com quem amam é o ponto alto do dia e ajuda a aliviar os sentimentos de isolamento e solidão.